terça-feira, junho 11, 2002

ao Álvaro

"Apaga a luz. Guarda-me os óculos. Obrigado.
Como se chamava o homem da lavandaria,
o que trazia sempre a roupa trocada
e um dia trouxe uma camisa dele próprio
e a deixou ficar lá em casa mais de um mês
à espera que a mandássemos outra vez para lavar,
a ver se a recuperava?
(Ao fim de cinco semanas,
a mulher perdeu a paciência
e veio por ele e pela camisa, que ainda
estava dentro do saco de plástico
no guarda-fatos: era igual à minha, azul,
talvez de um azul menos óbvio mas, de qualquer modo, azul).

Lembrei-me dele porque
quando morreu tu disseste:
'Coitado, pode ser que acerte
com o caminho do céu!'
Tinha uns óculos de lentes grossíssimas,
e não me admiraria que a sua morte
tivesse sido, mais que morte, algum erro de paralaxe.
Agora, sem óculos, como saberá ele
se está vivo ou se está morto?"

Manuel António Pina


fui buscar este poema aqui

Sem comentários: