sábado, junho 22, 2002

escrevi isto para o "click me" dos ícones s. joão, faz agora 1 ano

a cascata

A 13 de Junho fazemos a cascata. Ela vai durar até ao S Pedro.

Tiramos os bonecos de barro da caixa onde estavam desde Junho passado.

Colamos os que entretanto se partiram . Os braços dos bailadores estão sempre partidos, e o S João já foi colado tantas vezes que vai ser preciso ir às Fontaínhas comprar um S João novo!

Fazemos um monte com pedras e terra. Desenhamos caminhos com areia. Cortamos ramos para fazer de árvores. Recortamos papel de prata para fazer o rio e o lago. Pomos musgo para fazer de erva.

Vamos buscar o vaso onde deixámos o paínço a crescer no escuro. Está crescido e branco. Pelo S João vai estar verde claro. Vai ficar na base da cascata ao pé dos manjericos.

Enfeitamos o topo com flores de alfazema e bandeirinhas de papel. É aí que fica o S João. Logo abaixo o Santo António e o S Pedro. A seguir, a festa com músicos, baile e os fogueteiros. Pelo caminho que vai até ao santo sobem as pessoas que levam oferendas: a mulher das galinhas, a peixeira e o peixeiro, o homem que leva um cordeiro às costas, a leiteira, a fruteira, a mulher das flores...

No outro caminho vai uma rusga. Os dois da frente levam o arco. A seguir vão os bombos, os caixas e os demais tocadores, e atrás deles as pessoas cantam e dançam.

Mas na cascata também se trabalha: uma lavadeira está a lavar a roupa, outra leva a trouxa com a roupa lavada, uma mulher espera a vez para encher o cântaro, outra leva o cântaro cheio à cabeça, o pescador pesca, o pastor guarda o gado, o moleiro leva à arreata o burro carregado com sacos de farinha...


Este ano a cascata está mesmo bonita!

Sem comentários: